Concurso ESHG DNA Day

Concurso ESHG DNA Day 2019 | European DNA Day Essay Contest 2019

Concurso Europeu do “Dia do DNA” para alunos do Ensino Secundário (2019)
A estrutura da dupla hélice do DNA foi descoberta há mais de 60 anos! O dia do DNA, 25 de Abril, é agora comemorado internacionalmente como uma celebração da área da Genética. Pelo oitavo ano, a Sociedade Europeia de Genética Humana (ESHG), irá promover o Concurso do “Dia do DNA” nas Escolas Europeias do ensino Secundário. Mais uma vez em parceria com a Sociedade Americana de Genética Humana nesta iniciativa, utilizando as mesmas questões, permitindo assim uma avaliação do conhecimento e perspectivas da área da genética de entre os estudantes de ambos os continentes.
Este concurso visa promover o conhecimento da área da Genética na Europa. Pretende ser um desafio aos estudantes para analisarem questões e reflectirem sobre a importância e implicações sociais da investigação na área da Genética e das suas aplicações. Pretende-se que os ensaios contenham argumentos fundamentados e razoáveis indicativos do nível de compreensão dos tópicos expostos sobre as questões seleccionadas.
Tema 2019
‘Why does gene editing work, and why are the expectations for this approach so high?’
A resposta deve englobar os seguintes pontos:
1. Explicar como “funciona” o gene editing.
2. Como pode ser utilizado para tratar uma doença.
3. Que doenças (frequentemente testadas para) podem ser curadas.
4. Qual a sua opinião do uso do gene editing para melhorar as capacidades humanas (versus tratamento).

Dois formatos de submissão

Ensaio escrito (750 palavras máx.), pode conter uma figura opcional (as palavras da legenda contam para o total permitido). Uma fotografia do aluno deve ser anexada se possível.

Vídeo de 3 minutos (64 MB máx.)
A língua de submissão deve ser o Inglês, seguindo as instruções do website https://www.dnaday.eu/641.0.html

Datas importantes

13 Novembro:   Abertura das submissões

25 Abril (24hr):   Data limite de submissão na European Society of Human Genetics

25 Abril:   Dia do DNA

Fim de Maio/Início de Junho:   Anúncio dos vencedores do concurso

Participantes

Estudantes do ensino secundário (14 a 19 anos). Todos trabalhos devem ser submetidos pelo professor do aluno. Como apenas três trabalhos por turma serão considerados, os professores devem escolher os melhores da turma para submeter.
Os critérios de avaliação dos trabalhos assim como os prémios a atribuir estão detalhadamente descritos no website https://www.dnaday.eu/654.0.html